Além do corpo definido: 3 benefícios do treino de musculação

21 JUL 2016



Muitas das pessoas que se matriculam em academias atrás do treino de musculação buscam alcançar um corpo mais forte e definido. Mas saiba que esse não é o único beneficio que os agachamentos e os levantamentos de halteres trazem para o organismo.

Veja o que mais é possível conseguir com essa atividade física que envolve repetições com cargas, bastante suor e muito tempo de dedicação. Quem sabe não é o empurrãozinho que está falando para você começar, não é mesmo?

Outros benefícios do treino de musculação
Muita gente não sabe, mas malhando três vezes por semana já é possível notar algumas diferenças no funcionamento e no desempenho do seu corpo. Metabolismo mais acelerado, coração mais forte e resistente, além de mais flexibilidade são alguns dos benefícios alcançados por quem treina.

Metabolismo acelerado
Para quem busca emagrecer, o treino de musculação é uma ótima alternativa. Com a atividade física você perde peso até quando está em repouso. Isso porque o seu tecido muscular continua gastando energia, mesmo depois que você sai da academia.

Já nos primeiros dias de academia o tamanho dos músculos começam a se alterar, diminuindo a quantidade de gordura. É como se organismo humano entendesse o recado e percebesse que algo está mudando. Sendo assim, ele começa a gastar mais calorias, pois seu metabolismo fica mais acelerado quando pratica exercícios.

Coração resistente
O seu coração é outro que se dá muito bem com o treino de musculação. Por realizar exercícios que conseguem trabalhar vários grupos musculares diferentes, a prática estabiliza a frequência cardíaca e a pressão sanguínea e também combate o colesterol,  protegendo o organismo de doenças cardiovasculares.

Quando estimulado, o coração responde - e, nesse caso, de forma positiva. O ideal é conciliar a musculação com alguma atividade aeróbica. Enquanto a primeira prepara o órgão para esforços intensos, a segunda prepara para situações suaves e prolongadas.

Corpo mais flexível
Pode parecer estranho, mas os movimentos de contração muscular que acontecem na musculação aumentam a flexibilidade. Cientificamente está comprovado que os treinos feitos na academia, quando bem orientados, tem a mesma eficiência quanto os alongamentos.

Esse fenômeno acontece porque o treino de musculação aumenta também a quantidade de tecido conjuntivo, que é o que recobre as fibras musculares. Este tecido é viscoso e elástico, ou seja, aquele mito de que a hipertrofia (aumento do volume dos músculos) diminui a flexibilidade é falso.


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